Informativos

Dor nas costas pode ser causada por má postura

Uma das principais causas de dor nas costas é a má postura e outra é a inatividade física.Confira o que ela pode causar e como corrigir a má postura.
O que a má postura pode causar?
Se a má postura não for corrigida a tempo ela pode causar alterações graves na coluna como uma hérnia de disco, escoliose, hipercifose e/ou retificação da coluna causando grandes problemas que variam desde dor nas costas até ao comprometimento do sistema nervoso periférico, que leva à sensação de formigamentos e dormências nos braços ou nas pernas.
Além da dor nas costas e a falta de flexibilidade muscular, a má postura pode causar barriga e falta de ar. Isso porque os músculos abdominais ficam enfraquecidos, proporcionando uma anteriorização dos órgãos abdominais, que fazem com que a barriga fique mais proeminente e a falta de ar pode ocorrer devido a dificuldade dos pulmões expandirem-se.
É importante que o indivíduo tenha consciência de sua postura especialmente no trabalho, pois passar muitas horas por dia, todos os dias numa postura viciosa, aparentemente confortável, promove alterações significativas nos músculos e nas articulações, que vão agravando-se cada vez mais.
Como corrigir a postura
A melhor forma de corrigir a postura é através da prática de exercícios físicos completos como a natação ou a hidroginástica. Estes exercícios além de trabalhar a parte respiratória, promovendo uma melhor respiração, trabalham muito os músculos abdominais e das costas, favorecendo a boa postura.
Mas além disso, é importante vestir-se com roupas confortáveis no dia a dia, usar sapatos que apoiem bem os pés e sentar-se corretamente, deixando toda a parte das costas apoiadas na cadeira ou no sofá. Recomenda-se dormir deitado de lado, com 2 travesseiros, 1 para apoiar o pescoço e o outro deve estar entre os joelhos, para evitar a inclinação da pelve e consequentemente a rotação da coluna.
Casos mais graves devem ser avaliados por um ortopedista.

« Voltar para Informativos