DICAS

Como lidar com a pressão diária no trabalho

Prazos curtos, excesso de tarefas e muitas cobranças. O estresse no trabalho pode causar sérios danos à saúde. Veja como lidar com o problema durante o expediente.
No ambiente profissional, é comum haver cobranças com relação aos prazos. Ao se deparar com um chefe que alimenta expectativas irreais, é natural se sentir desmotivado. Com o tempo, esse comportamento exagerado do líder pode deixar seus subalternos literalmente doentes. É comum que pessoas que se sentem pressionadas por chefes ou colegas sofram com picos de pressão alta e que, a longo prazo, se torna hipertensão. Outras desenvolvem uma ansiedade muito grande, levando as a comer compulsivamente ou a perder o apetite. Há ainda risco de insônia. “Esses fatores refletem no desempenho do funcionário de forma generalizada. Cria-se um círculo vicioso, em que a situação fica cada vez mais complicada”, afirma Ana Maria Rossi, psicóloga clínica e presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).
COMO LIDAR
Durante as horas de trabalho, tente aumentar seu nível de tolerância, fazendo o possível para não se estressar com coisas pequenas. Quando estiver do lado de fora, busque atividades que realmente lhe deem prazer, para tirar um pouco o foco dos problemas. “Outra estratégia que pode funcionar é pedir para mudar de departamento, de equipe ou até mesmo para outra filial da empresa, se isso for possível. Agora, se nada disso resolver, talvez seja a hora de se preparar para deixar a empresa e buscar um outro local, onde se sinta mais respeitado e valorizado”, aconselha a psicóloga.
Fonte Revista Viva Saúde

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