DICAS

Alimentos que dão energia e disposição

Falta de energia e disposição? Cansaço e falta de vontade de fazer as coisas podem estar relacionados à deficiência de vitaminas e de minerais. Alimentos fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro e magnésio podem melhorar a disposição e garantir a energia necessária para as tarefas do dia.

Banana

Além de fonte de carboidrato, nutriente energético, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental. Inclua no cardápio, como opção de lanche, banana amassada com pasta de amendoim ou com amêndoas laminadas.

Lentilha

A lentilha deve aparecer com frequência num cardápio saudável. É rica em proteínas, minerais e vitaminas. É rica também em fibras, que aumentam a saciedade e controlam a velocidade de absorção do açúcar, garantindo energia e disposição por mais tempo. Pode ser usada em saladas, cozida com arroz ou no preparo de sopas.

Aveia

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de energia e a disposição. Pode ser usada em frutas ou no preparo de mingaus ou de vitaminas.

Ovo

Rico em proteínas, vitaminas e colina, o ovo tem papel no ganho de massa muscular, na modulação do sistema imunológico e na saúde cognitiva, melhorando a memória, a qualidade do sono e a disposição.

Nozes

As nozes são fontes de proteínas de origem vegetal. São consideradas “alimento para o cérebro” em função do bom teor de ômega-3 que apresentam. Inclua em seu cardápio um punhado de 30 gramas de nozes e, certamente, terá mais energia.

Chocolate Amargo

É fonte de antioxidantes que, além de retardar o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e a acelerar o metabolismo. Só vale lembrar que ele deve ser consumido com moderação, uma porção de 30 gramas ao dia é o recomendado.

Água de coco

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo.

Smoothies

Para preparar smoothies, você pode combinar folhas verdes como a couve e o espinafre com frutas como banana e maçã. Seu consumo auxilia no aumento da energia e da disposição.

« Voltar para Dicas