DICAS

Saúde e esporte

3 passos para manter o metabolismo funcionando adequadamente!
O termo metabolismo está relacionado às diversas reações e transformações químicas que nutrientes sofrem no nosso corpo. Tais reações são responsáveis por garantir diversas funções vitais, além de gerar energia para que se consiga realizar as atividades do dia a dia.
De modo geral, o metabolismo controla o organismo e garante a saúde, além de estar relacionado ao ganho e perda de peso. Sendo assim, o que fazer para garantir um bom funcionamento e como evitar que ocorra “desaceleração” do metabolismo?
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lanches entre as refeições
Uma alimentação equilibrada e a ingestão de alimentos de forma fracionada garante que os nutrientes e a energia sejam fornecidos de forma constante e suficiente ao longo do dia. Desta forma, o metabolismo funciona de forma adequada e permanece ativo na maior parte do tempo.
Quando uma pessoa fica muito tempo em jejum (mais de 3 horas, por exemplo), o metabolismo pode ficar mais lento, pois tenta “economizar energia”. Por isso, além das refeições principais, é importante fazer os lanchinhos intermediários. Frutas, iogurtes, biscoitos integrais são boas opções para estes momentos!
- Nem 8, nem 80!
Muitas pessoas fazem restrições alimentares, principalmente de calorias e/ou carboidratos, com o objetivo de perder peso. Porém, fazer alterações drásticas na alimentação nem sempre traz consequências positivas, uma vez que podem levar a respostas de adaptação negativas pelo organismo.
O que isso quer dizer? Quando restringimos os alimentos fonte de carboidratos ou a quantidade total de calorias consumida, por exemplo, estamos reduzindo drasticamente a ingestão da principal fonte de energia do nosso organismo. Com isso, além de menos disposição em alguns momentos, pode até ocorrer um aumento na vontade de comer doces, como uma compensação do corpo, para ter energia.
Por isso, vale mais investir na moderação e no equilíbrio da alimentação.
- Movimente-se!
Outro fator importante que influencia o metabolismo é a prática de atividades físicas regulares. Além de aumentar o gasto energético diário, os exercícios físicos podem ajudar a acelerar o metabolismo, que permanece elevado por vários minutos após o término da atividade. É imprescindível o acompanhamento de um profissional e avaliação adequada antes de iniciar qualquer prática esportiva. Aliar a alimentação equilibrada à prática de atividades físicas regulares garante melhor performance e melhores resultados, sendo assim, é essencial o acompanhamento de profissionais da saúde habilitados neste processo.
Fonte: Nutricionista Bianca M. Chimenti Naves

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