DICAS

Bem estar e sucesso profissional

Você já conheceu um amigo ou um parente que, apesar de ter se dedicado muito aos estudos e outras qualificações profissionais, acaba não conseguindo ter êxito na carreira? Um dos motivos que podem levar a essa situação está associado ao bem estar.
De acordo com a psicóloga Miriam Izabel de Souza*, o bem estar psicológico tem relação com qualquer caminho do ser humano, inclusive o profissional. "A sensação de estar adequado, de ser querido ou de se sentir confiante, por exemplo, interfere na maneira de se portar e de se colocar diante das pessoas e das tarefas, afetando qualquer resultado. Com relação ao caminho profissional, o sentimento pode interferir na escolha da profissão, na maneira de conduzi-la e, até mesmo, nas suas conquistas”, explica.
Além disso, conduzir a vida de acordo com os valores pessoais, princípios e ética, é fundamental para trilhar um caminho vitorioso. "O ser humano só se encontrará bem psiquicamente quando estiver alinhado com suas próprias diretrizes internas. Quando estas leis são transgredidas, cria-se um desequilíbrio emocional que provoca a impossibilidade de sentir-se bem”.
Segundo Miriam, manter uma atitude positiva é sempre uma boa maneira de promover o bem estar interno. Portanto, valem algumas regras sugeridas pela psicóloga: "escolher a delicadeza e o bom humor nos momentos mais difíceis; acreditar que as questões tem solução; acreditar em si mesmo; aceitar as pessoas como elas são; ser sincero, mantendo a cortesia; e, é claro, manter sempre um sorriso no rosto”.
Existem também situações em que a pessoa promove uma auto-restrição ao sucesso. “Nesse caso, as concepções construídas ao longo da vida, e alojadas de forma inconsciente, podem impedir que a pessoa avance para alcançar as coisas que ela mais almeja”, conta Miriam. "Essas restrições internas tem impacto direto no comportamento do indivíduo, manifestando-se como obstáculos na maneira de falar, se relacionar, executar tarefas, ou seja, no desempenho diário da pessoa. Portanto, por mais que ela trabalhe ou se esforce, acaba ficando longe dos seus objetivos profissionais".
“Muitas vezes, para que os resultados apareçam, o ser humano precisa se desvencilhar de algumas crenças sobre si mesmo e de atitudes impedidoras, por meio do desenvolvimento pessoal e do auto-conhecimento. Um profissional capacitado poderá auxiliar através de psicoterapia ou coaching”.

Fonte: Miriam Izabel de Souza

« Voltar para Dicas