DICAS

Dicas para cuidar da garrafa de água

Beber água constantemente ajuda a manter o organismo hidratado, mas saber higienizar a garrafinha é uma boa pedida para deixar substâncias perigosas bem longe

É claro que carregar uma garrafinha de água pra lá e pra cá é uma excelente medida para beber mais, em pequenos goles, durante todo o dia. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com a sua, em relação à higiene e também ao acondicionamento, para que ela não vire um veículo transmissor de agentes contaminantes, que prejudicam a qualidade da água que se bebe. Coloque em prática as indicações abaixo:
• Em primeiro lugar, é preciso lavar diariamente, com água e sabão. Depois, deixe de molho por 20 minutos em solução de hipoclorito (1 colher por litro de água). “É importante enxaguar bem e usar uma escovinha. Deixe secar como gargalo para baixo, naturalmente. E não ferva, pois o calor libera substâncias tóxicas presentes no plástico, como é o caso do conhecido bisfenol A”, ensina a nutricionista Mariana Ribeiro.
 Uma vez com água, o ideal é deixá-la na geladeira. Ou transportá-la numa sacola térmica. “A garrafa plástica, quando exposta a variações de temperatura, no carro, por exemplo, pode liberar uma grande quantidade de substâncias nocivas, consideradas pró-oncogênicas. Nesse sentido, a squeeze de aço inoxidável é a opção mais segura”, indica a nutricionista Lila Valente, da Clinic Med.
 O bico deve ter, preferencialmente, uma válvula unidirecional, que impeça o refluxo do líquido que encostou na boca e que, por isso mesmo, já passa a ser considerado contaminado.


Fonte Revista Viva saúde

« Voltar para Dicas