DICAS

Porque as Fibras são tão importantes?

Elas reduzem os riscos de câncer, doenças cardiovasculares e ajudam no emagrecimento.

As fibras despertam o interesse de profissionais de saúde e daqueles que buscam uma alimentação mais saudável e com qualidade, entre outros motivos, por seu papel na digestão e no metabolismo de gorduras e açucares.
As fibras são porções dos alimentos que não sofrem processo de digestão, passando intactas pelo aparelho digestório. O consumo em quantidades corretas está relacionado à redução do LDL (mau colesterol) e ao menor risco de doenças do coração e de síndrome metabólica.
Sua inclusão no cardápio atua também na prevenção e no controle do diabetes, já que retarda a velocidade com que o açúcar é absorvido e chega ao sangue, estimula a mastigação, melhora a digestão, aumento o volume das fezes, melhora o funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade, o que facilita o processo de emagrecimento.
Ou seja,existe uma relação direta entre seu consumo adequado e a prevenção de doenças.
A ingestão apropriada de fibras reduz a incidência de câncer e de doenças cardiovasculares, que representam 80% dos casos de morte prematura em países como o Brasil.
Com o consumo cada vez maior de alimentos industrializados, processados e refinados, aumenta a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico e de gorduras e diminui o consumo de fibras na dieta.
A recomendação de consumo de fibras alimentares, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Dietética Americana (ADA), para adulto é de 20 a 35g/dia, mas, de acordo com um estudo feito pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, 68% dos brasileiros não ingerem essa quantidade recomendada. Estima-se que o consumo em média fique entre 10 e 15g de fibras/dia.
Comer mais alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja) cereais integrais (aveia, arroz integral, quinua, granola, barras de cereais), sementes (linhaça, chia, girassol) e oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas), é uma das principais recomendações para aumentar a quantidade de fibras.
Não se esqueça que o consumo de fibras precisa estar acompanhado de maior ingestão de líquidos. Beba ao menos 2 litros de água ao dia e associe o consumo à pratica regular de exercícios, assim terá mais saúde e qualidade de vida!

Papel das fibras no ORGANISMO

 Retardam a absorção de glicose prevenção e controle de diabetes
 Reduzem o esvaziamento gástrico aumentam a saciedade e facilitam o emagrecimento
 Diminuem os níveis de colesterol sanguíneo reduzem o risco de doenças cardiovasculares
 Aumentam o bolo fecal bom funcionamento do intestino
 Protegem do câncer em especial o câncer de intestino.

Fonte: Revista Mundo Verde

« Voltar para Dicas