DICAS

Atividade física na terceira idade

A atividade física, realizada com regularidade, é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela se torna ainda mais importante para os idosos. Isto porque quando envelhecemos, o corpo sofre algumas transformações como: perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. Todas estas alterações fazem parte do processo natural do envelhecimento, mas podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física.

Conheça os benefícios:

- Melhoria da força muscular e da flexibilidade;
- Manutenção do peso:
- Diminuição do risco de lesões musculares;
- Melhoria do condicionamento cardíaco e respiratório, que consequentemente diminui o risco de doenças do coração como hipertensão e infartos;
- Melhoria do controle do diabetes;
- Melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, diminuindo consideravelmente o risco de quedas;
- Melhoria da autoestima, do bem-estar social, diminuindo o risco de aparecimento da depressão e da ansiedade.

Seja qual for a atividade física escolhida, ela deve ser feita sob orientação médica. É recomendado que todo programa de exercícios leve em consideração as possibilidades e limitações de cada idoso. As atividades devem ser feitas de forma regular e contínua. Lembrando que a atividade física exagerada pode ser prejudicial.
Entre as principais atividades recomendadas para os idosos, estão as atividades de baixo a moderado impacto. Evitando o risco de lesões musculares e a sobrecarga das articulações. Entre estas atividades estão a caminhada e a hidroginástica.

Para que a atividade física não se torne um problema, é importante tomar alguns cuidados:

- Ingerir líquidos durante a prática da atividade física, para se manter hidratado;
- Alongar-se antes e após os exercícios;
- Utilizar roupas e calçados adequados para cada atividade e em caso de dor ou mal-estar, suspender a atividade e procurar um profissional da saúde.


A atividade física, quando bem orientada e monitorada, só traz benefícios para saúde do idoso. Afinal, quem não deseja chegar aos 60 anos saudável e realizando suas atividades diárias com autonomia?

Portanto, não fique parado. Escolha a atividade que mais lhe dê prazer e cuide da sua saúde!

Fonte: www.atituderimacomsaude.com.br

« Voltar para Dicas