DICAS

Trabalho - O ambiente e você

Condições sociais em que se vive e se trabalha influem na nossa saúde.

Quanto tempo em média você leva para se deslocar de sua casa para o trabalho? Um estudo recente do Ibope, levando em conta o Censo 2010 e 96 distritos em São Paulo – capital, mostrou que o tempo médio desse tipo de deslocamento por trecho é de 57 minutos, para usuários de transporte público, e 47 minutos, aos condutores de moto ou automóvel.
No escritório, você tem relações saudáveis como o espaço, bom convívio entre colegas e direção, flexibilidade de horários? Ou chega sempre estressado em casa? Os fatores aqui mencionados são considerados Determinantes Sociais de Saúde, termo usado para descrever as condições e características sociais em que as pessoas vivem e trabalham.

 O ambiente – casa, empresa, trânsito - e situações – atraso na chegada ao emprego, por exemplo, podem influenciar nosso estilo de vida. Resultado: muitas das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, estão ligadas a hábitos inadequados, como a falta de atividade física ou o tabagismo.
 O tema foi discutido durante a oitava edição do Seminário Promoção da Saúde Corporativa, ocorrido recentemente na capital paulista. “A empresa que se dispões a realizar a promoção da saúde no trabalho indica, com isso, fatores importantes para a qualidade de vida”.
A Gestão de ações saudáveis e preventivas dentro das companhias, independentemente de seu porte, que incluem gerenciamento de estresse, flexibilidade da jornada, opções de home office para áreas específicas (administrativas, por exemplo) e ainda a implantação de programas de responsabilidade socioambiental na comunidade do entorno, é crucial para a manutenção da “boa saúde” de uma empresa. “As altas gestões precisam estar em sintonia com essas mudanças e, principalmente delas. Isto garante redução de custos, ampliação de benefícios e não apenas um gasto”.

« Voltar para Dicas